5G agora significa que alguns voos não poderão pousar quando os pilotos não puderem ver a pista

“ESTAS LIMITAÇÕES PODEM EVITAR O DESPACHO DE VOOS … E PODERIA TAMBÉM RESULTAR EM DIVERSÕES DE VOO”

A Verizon e a AT&T esperam que novas faixas de espectro de rádio celular de banda C ajudem a tornar a campanha publicitária 5G mais próxima da realidade, mas o grande lançamento de 5G de banda média pode ter um efeito colateral. Os aviões contam com altímetros de rádio para dizer a que altura estão acima do solo para pousar com segurança quando os pilotos não podem ver, e a FAA agora está instruindo 6.834 deles a não fazer isso em certos aeroportos por causa da interferência 5G.

A FAA decidiu na terça-feira que esses milhares de aviões dos EUA (e alguns helicópteros) não serão capazes de usar muitos dos sistemas de pouso automático e guiado que são projetados para funcionar em condições de baixa visibilidade, se estiverem pousando em um aeroporto onde considera-se que há interferência suficiente para que seus altímetros não sejam confiáveis.

“Os pousos durante os períodos de baixa visibilidade podem ser limitados devido a preocupações de que o sinal 5G possa interferir na precisão do altímetro de rádio de um avião, sem outras medidas de mitigação”, disse o porta-voz da FAA Lynn Lunsford ao The Verge.


Isso provavelmente significa atrasos de voos:

“Essas limitações podem impedir o envio de voos para determinados locais com baixa visibilidade e também podem resultar em desvios de voos”, diz uma parte da explicação escrita da FAA.

“Estamos comprometidos com as operadoras sem fio, bem como com nossos parceiros interagências, para fazer todo o possível para garantir que as atenuações sejam feitas sob medida para evitar interrupções”, diz Lunsford.

A decisão da FAA dá uma saída às companhias aéreas e aos pilotos – se eles puderem provar que seus aviões têm altímetros protegidos ou que não serão afetados por interferências. Nenhuma companhia aérea comentaria com o The Verge sobre os atrasos esperados, nem o faria o grupo da indústria Airlines for America que as companhias aéreas nos indicaram.

Embora a banda C 5G e esses altímetros de rádio não operem realmente na mesma banda, as bandas estão próximas o suficiente para que o medo exista. Uma solução possível é um filtro de banda para esses altímetros, mas organizações como a Radio Technical Commission for Aeronautics (RTCA) alertaram (PDF) que pode levar anos para certificá-los e modernizar todos os aviões.

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